Implantação de faixa reversa na Avenida Castelo Branco representa economia de até 20 minutos em trecho

Solução que visa minimizar impactos no trânsito em horários de maior fluxo aponta diminuição, em média, de 25 para até 5 minutos no percurso do teste, entre Praça Walter Santos e Rua Jaraguá, no horário de pico

11 de maio de 2023 às 09:30

Foto: Fotos: SMM

O teste realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), para implantação de faixa reversa na Avenida Castelo Branco, realizado na terça-feira (09/05), das 17h às 19h, apontou uma economia de tempo no trânsito de aproximadamente 20 minutos no percurso entre a Praça Walter Santos e a Rua Jaraguá.

No percurso, durante o horário mais crítico, por volta de 18h15, ao longo de 1,3 quilômetros, o condutor deixou de gastar 25 minutos para realizar o trajeto em cerca de 5 minutos. Já por volta de 19h, esse tempo caiu para 4 minutos. “Ou seja, a via reversa representa uma média de 20 minutos de economia para o goianiense chegar em casa mais cedo”, avalia o titular da SMM, Vinícius Henrique Alves.

“O resultado mostra que a iniciativa para minimizar os impactos no trânsito nos horários de maior fluxo é um sucesso, e os testes continuarão até a próxima sexta-feira (12/05)”, informa o secretário.

“Verificamos uma fluidez maior no trânsito, justamente no horário de pico, neste trecho que foi cuidadosamente estudado e escolhido para contar com mais uma faixa sentido Centro-Bairros”, explica Vinícius Henrique Alves. Na implantação da faixa reversa, a via é devidamente sinalizada com cones e conta com a presença de viaturas e agentes da SMM.

Os testes para implantação dessa solução na grande Goiânia seguem modelo já adotado em grandes centros urbanos, e integra uma série de estudos em diversas áreas, com foco na melhoria da qualidade de vida do goianiense. “É um instrumento que pode melhorar a mobilidade em pontos estratégicos da capital”, detalha Vinícius Henrique Alves.

A escolha da Avenida Castelo Branco ocorreu devido às características do trânsito na região, que registra um aumento exponencial de carros em períodos específicos em que os moradores se deslocam para o trabalho, e retornam para suas residências.

“Nosso trabalho é buscar soluções com a prudência de fazer intervenções que promovam inovação e garantam a segurança dos condutores e dos nossos agentes”, assegurou o titular da SMM, ao detalhar que a pasta estuda outras soluções, dentre elas, a via exclusiva para motos, e a direita livre. “Objetivo é melhorar a qualidade de vida e a mobilidade na capital”, completa.

O teste desta terça-feira (09/05) contou com o apoio de viaturas e presença de 25 agentes ao longo da via, além do uso de cones e drone. Segundo a SMM, o foco da atuação é garantir a adaptação do goianiense à inovação com total segurança. O efetivo segue com trabalho de orientação durante todo o período de teste, previsto para ocorrer até a próxima sexta-feira.

Planejamento
O secretário municipal de Mobilidade aponta que, antes do teste desta terça-feira, a pasta realizou uma série de estudos e uma simulação no feriado de Tiradentes. “Realizamos ações de comunicação e diálogo com a comunidade e comerciantes, com a entrega de panfletos explicativos”, detalha Vinicius Henrique.

Os estudos e monitoramento da via seguem até a próxima sexta-feira (12/05). Em seguida, a pasta vai avaliar os resultados para realização de investimentos para a implantação da via reversa na Avenida Castelo Branco.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

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